É preciso que aconteça um equilíbrio e uma ação mútua de conscientização entre opressor e oprimido para buscarem uma relação dialógica permanente e colocarem em prática a pedagogia humanizadora, dita pelo autor, onde as partes ao invés de se sobressaírem uma sobre a outra, interajam e estabeleçam uma relação harmoniosa.
Ao tratar da concepção bancária da educação, vemo-la refletida como uma estrutura do poder, onde os oprimidos representam uma sociedade que precisa de ajustes e, os opressores significam a mudança dos oprimidos e não da situação que os oprime.
Ao abordar o tema ‘consciência e mundo’, o autor utilizou-se de um exemplo que exprime exatamente esses termos e sua aplicação, nele o entrevistador pergunta a um camponês se ainda existiria um mundo se todas as pessoas morressem e ficassem na terra apenas plantas, animais, rios... e esse camponês lhe responde que não existiria um mundo, afinal seria necessário um homem que falasse que tudo aquilo é um mundo! Por isso a educação deve refletir um processo de educador para educando e vice versa, dessa forma, supera-se o autoritarismo e a falsa consciência de mundo denotada pelo então denominado de educador ‘bancário’.
A educação autêntica acontece entre a dialógica de A com B. O homem como ser e criador histórico-social, consegue agir de forma transformadora na realidade objetiva e, como formador do tema-gerador, o investigador precisa estabelecer uma relação dialógica entre os investigados, pois é ele o responsável pela temática (tema-gerador) e pela percepção crítica das diferentes realidades, para unir fatos concretos de necessidades dos educandos, agregando ainda, a esse conteúdo, o que achar conveniente a realidade estudada – resultando em um sentido da totalidade, onde ambos aprendem, dialogam, discutem, criticam e opinam, processos estes, que alimentam o quefazer de cada um.
Freire encerra a obra com a esperança de que o oprimido tenha o princípio da teoria de sua ação libertadora, bem como a consciência de que somente no encontro dele com a liderança revolucionária é que se terá a práxis de ambos.
(Texto de autoria de Emanuelle Milek, 2012 - Todos os direitos reservados - proibida a cópia integral ou parcial).
Nenhum comentário:
Postar um comentário