A Coleção
Leituras no Brasil, em parceria com a editora Mercado de Letras, reuniu várias
correntes de trabalhos e pesquisas que envolvem estudos relacionados a leitura
e escrita, integrante dessa Coleção também o humorista e professor Sírio
Possenti, com primorosa obra: Por que
(não) ensinar gramática na escola.
O livro
é uma excelente referência para docentes e discentes por vários motivos, quais
sejam: I) o autor trabalha com o texto de forma crítica e irônica; II) provoca
reflexão nos leitores; III) defende teses óbvias, através de justificativas
convincentes e coerentes; IV) é dividido em duas partes, o que o torna mais claro.
Na primeira, expõe questões fundamentais relativas à natureza e ao aprendizado
das línguas, como o fato da escola ter por objetivo maior ensinar a seus alunos
o português padrão. Na segunda parte, expõe e exemplifica os conceitos de
gramática normativa, descritiva e internalizada, bem como apresenta excelentes
sugestões de como trabalhar a gramática na sala de aula, incluindo os conceitos
de erro e língua.
Atentando-se
para questões um tanto interessantes tem-se, por exemplo, citações rápidas e
divertidas de aulas de português, iniciadas por um conceito (mesmo que em
pensamento) de que a escola deveria aumentar seu repertório de leitura... Outro
exemplo interessante é o conceito de erro na perspectiva da gramática
normativa, o autor apresenta, com modelos descritivos que erro é tudo aquilo
que foge à variedade linguística que foi eleita como exemplo de boa linguagem,
assim tem-se como exemplo: a forma de “pôr” que concorda com “eles” no
pretérito perfeito do indicativo é puseram, e não “pusero”, “pôs”, “ponharam”
ou “ponhou”.
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