
Em uma única sala de aula se
encontram as mais diversas realidades, construídas nos mais diversos contextos,
onde cada um contará com o suporte de seus conhecimentos, experiências,
oportunidades... se um dos alunos, por exemplo, tem a mãe que trabalha como
cozinheira, com certeza ele já se deparou com o gênero textual ‘receita’:
Ingredientes:
• 2
goiabas;
• 4
ovos;
• 1/2
xícara de chá de óleo;
• 2
xícaras de chá de açúcar;
• 2
xícaras de chá bem cheias de farinha de trigo;
• 2
colheres de sopa de fermento em pó.

A leitura compreende os mecanismos
de interpretação e compreensão de um texto e acontece dentro dos seguintes
processos: quando o leitor interage, concretizando os sentidos abordados no
texto, quando o leitor coopera e dialoga com o texto, afinal é ele quem termina
de construí-lo, porque um texto só é texto quando lido, com isso o próprio leitor
pode imaginar e interpretar diferentes significados.
Por fim, a leitura acaba por
significar o principal processo de um texto, bem como o principal processo de
instrumentalização do leitor, no qual é possível dar sentido aos códigos que
estão sendo transformados em palavras e significados no decorrer da leitura.
(Texto de autoria
de Emanuelle Milek, 2012 - Todos os direitos reservados - proibida a cópia
integral ou parcial).
Nenhum comentário:
Postar um comentário