terça-feira, 25 de setembro de 2012

Processo da Leitura


Dentro do processo de decodificação e intelecção de símbolos para transformá-los em um elemento uno de compreensão (leitura), se encontram os diversos contextos. Pode-se afirmar que a leitura resulta de um processo de entendimento e compreensão de determinadas palavras em um determinado contexto. A ideia de contexto consiste na “bagagem” que esse leitor possui e, principalmente no modo de pensar desse leitor, pois podemos ter vivido as mesmas coisas, mas extraímos delas somente aquilo que nos interessa, com isso podemos dizer que a leitura acaba por refletir um pouco daquilo que somos e a forma como pensamos.

Em uma única sala de aula se encontram as mais diversas realidades, construídas nos mais diversos contextos, onde cada um contará com o suporte de seus conhecimentos, experiências, oportunidades... se um dos alunos, por exemplo, tem a mãe que trabalha como cozinheira, com certeza ele já se deparou com o gênero textual ‘receita’:
 
Ingredientes:

• 2 goiabas;

• 4 ovos;

• 1/2 xícara de chá de óleo;

• 2 xícaras de chá de açúcar;

• 2 xícaras de chá bem cheias de farinha de trigo;

• 2 colheres de sopa de fermento em pó.


Nesse simples texto, percebemos que se faz necessário um “pré-conhecimento” de significados simbólicos, como ½ - que significa meia, ou até mesmo o entendimento de que os ovos não deverão ser colocados com casca, mas sim que deverão ser utilizadas apenas a gema e a clara, as xícaras de chá não são chá de óleo, muito menos de chá de açúcar... Mas onde estão estas informações? Por que não estão especificadas as formas corretas de preparo dos ingredientes para transformá-los em bolo? Eis a resposta... Só faz o bolo quem possui o conhecimento da receita, ou seja, o texto só será lido, quando for compreendido o sentido das palavras.

A leitura compreende os mecanismos de interpretação e compreensão de um texto e acontece dentro dos seguintes processos: quando o leitor interage, concretizando os sentidos abordados no texto, quando o leitor coopera e dialoga com o texto, afinal é ele quem termina de construí-lo, porque um texto só é texto quando lido, com isso o próprio leitor pode imaginar e interpretar diferentes significados.

Por fim, a leitura acaba por significar o principal processo de um texto, bem como o principal processo de instrumentalização do leitor, no qual é possível dar sentido aos códigos que estão sendo transformados em palavras e significados no decorrer da leitura.
 
A picture of the copyright symbol
 
(Texto de autoria de Emanuelle Milek, 2012 - Todos os direitos reservados - proibida a cópia integral ou parcial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário